Antes de mais nada, tenho que deixar bem claro o seguinte: cada pessoa é diferente, com gostos, necessidades únicos, então, de maneira nenhuma daria pra fazer uma lista de peças-base do guarda-roupa de uma forma genérica que fosse certeira e própria pra todo mundo. A listinha que eu elaborei é beeeem básica e generalizada, sem levar em conta estilo, tipo físico e muito menos coloração pessoal. E sim, pra fazer a lista perfeita das peças-base de qualquer pessoa, homem, mulher ou não-binário, estes elementos (e ainda estilo de vida e ocasiões eventuais e do dia a dia) são pontos fundamentais pra serem considerados. Portanto esta é uma lista bem genérica mesmo, que muito provavelmente não será A lista definitiva pra você, mas que pode dar uma iluminada em como você montará o seu guarda-roupa com as peças-base perfeitas pra você.


Dito isso, as peças-base são aquelas peças que independente das tendências atuais são a base em toda e qualquer estação pra você usar e abusar na maximização do seu guarda-roupa. Elas são aquelas peças que vão te levar pra todas as ocasiões na sua vida. Lógico que elas não serão as suas únicas opções, mas serão sempre opções certeiras. Geralmente elas são peças em cores neutras como branco, preto, cinza, marinho, cáqui (bege e verde), bege, off-white, marrom, denim. Eu ainda incluo nesta leva vinho e verde oliva/militar.

Lembrando que cores neutras são aquelas cores que conversam bem com elas mesmas e todas as outras cores. Ou seja, dá pra usar sem medo de errar. Verdade que nem sempre preto com marrom gera um combo harmonioso, mas são as duas únicas cores neutras que pode não dar aquela boa bossa.
E é melhor que as peças sejam lisas na maioria. Lógico que pra uma peça ou outra estampa será bem-vinda. Especialmente mas não somente pra quem ama uma estampa. Dito isso, peças lisas e sem detalhes muito modinha enjoam menos e curingam melhor qualquer look.
Outro ponto sobre cores… apostar em cores neutras para as peças-base é uma boa, mas claro que vale também apostar em alguma cor. Aí vale a pena escolher aquela cor que você adora e ficar com ela e seus tons amigos. Facilita. E pense em ter peças com esta cor mais em tops, blusas, camisas. Valeria também para roupas de dormir. E biquinis. E como uma cor presente na estampa.
Enfim, à lista das Peças-Base do Guarda-Roupa Feminino:
- 3 camisetas manga curta (cor clara neutra, cor neutra escura, cor/estampada).
- 2 camisetas manga comprida (clara e escura)
- 1 camisa clara e 1 outra camisa de outra cor.
- 2 tops dia a dia (bata, blouson etc).
- 2 tops pra noite.
- 1 ou 2 calças sociais (melhores cores neutras preta, cinza escuro, marinho).
- 1 (ou 2) calças jeans. Denim escuro ou medio pro escuro sem furos e nem desgastado é a mais curinga. Ter 1 assim pelo menos é uma boa.
- 1 (ou 2) calças casuais, tipo chino, algodão, linho, veludo, legging). Pode ser cáqui ou bege ou cinza mediano ou mesmo claro, por exemplo. Ou escura, se preferir.
- 1 saia casual. Pode ser jeans ou de algodão etc. Mediana ou longa.
- 1 saia mais social. Pro trabalho ou pra socializar. Melhor ainda se servir pra ambos.
- 3 vestidos casuais.
- 3 vestidos arrumados pro dia/noite.
- 2 vestidos pra noite, tipo cocktail.
- 1 vestido pra noite mais formal.
- 1 casaqueto noite.
- 2 suéteres.
- 2 cardigans.
- 1 jaqueta social tipo couro ou camurça.
- 1 jaqueta mais casual, se jaqueta for a sua praia.
- 1 blazer cinza, marinho ou preto.
- 1 terninho social/trabalho. Neutro escuto. Se preferir, o terno pode ser usado desmembrado e aí a calça social e o blazer podem ser dele.
- 1 terninho mais casual de anarruga, linho, algodão. Opcional.
- 1 tailleur. (mesmo caso do terno social, aqui com blazer e saia.)
- 1 casacão frio.
- 1 capa.
- 1 ou 2 cachecóis. Liso e estampado.
- 1 xale/manta.
- 1 cinto casual e 1 cinto social, se você for entusiasta de cinto.
- 2 óculos escuros.
- 1 bolsa pequena pra noite.
- 1 bolsa mediana pro dia a dia.
- 1 bolsa grande pro dia a dia/trabalho.
- 1 tênis casual street.
- 1 scarpin.
- 1 sandália de salto mediano.
- 1 sandália de salto médio pra alto pra noite. Nude, preta, prata, dourada.
- 1 sandália rasteira casual.
- 1 sandália rasteira mais social que pode ser de pedras ou sapatilha.
- 1 bota de cano curto.
- 1 bota de cano mediano/longo.
- 2 ou 3 biquinis/maiôs.
- 1 saída de praia. Ou 2.
- 1 chapéu.
- 1 tênis pra ginástica.
- 2 ou 3 leggings pra malhar.
- 4 ou 5 tops pra malhar.
- 1 jaquetinha esportiva/agasalho.
- 7 meias esportivas.
- 3 tops/sutiãs esportivos.
- 3 meias-calças.
- 15 calcinhas.
- 3 sutiãs.
- 2 ou 3 conjuntinhos de calcinha e sutiã.
- 1 robe atoalhado.
- 1 robe.
- 3 ou 4 pijamas de verão ou camisolas ou camisões.
- 2 pijamas de inverno (ou top e calça pra dormir).
- 1 havaiana.
- 7 a 10 opções de roupas pra ficar em casa. (como por exemplo: 3 vestidos casuais, 2 tops, 1 casaquinho, 2 leggings.)
- 5 colares.
- 5 anéis.
- 5 pulseiras.
- 5 brincos.
- 1 a 2 relógios.
Detalhe importante: se por exemplo vestido e saias não forem lá muito a sua cara e você não tiver que usar, pode substituir as sugestões por mais calças e tops ou ainda macacão. E lógico que o modelo curinga perfeito vai depender do tipo físico e o estilo de cada um. Por exemplo, detalhes como gola alta, v, canoa ou u, calça afunilada, reta, bootcut ou boca de sino só podem ser determinados com estas informações. O mesmo vale para as cores neutras. Tudo vai depender da coloração pessoal de cada um.
Via de regra pra mantrar: pense em peças atemporais, que caiam muito bem em você, sem muitos detalhes, peças que têm super a ver com você, peças que ao serem coordenadas entre si tragam variedade visual ao repertório e não a mesma vibe.
E sim, vale muito a pena investir na qualidade destas peças, afinal elas são as suas curingas que vão dar o suporte pro seu guarda-roupa se maximizar em opções pra todas as ocasiões que tiver pela frente.
Deixe um comentário