A Importância De Se Dar Uma Boa Olhada No Espelho

E aqui não vou falar da importância do espelho para checar como o look escolhido cai em você. Não. Este papo eu já bati aqui ó. O espelho que falo é aquele que permite que a gente se veja refletido no mundo ao nosso redor, nas pessoas, principalmente naquelas que a gente tanto critica e tem asco, ojeriza. Verdade que nem sempre é o caso. Mas muitas, muitas vezes é. E mesmo quando não é o caso, há uma lição ali a se aprender. E qualquer que seja o caso, o famoso dois pesos e duas medidas que costumamos ter pra medir as atitudes de quem a gente gosta (e de nós mesmos) e de quem a gente desgosta, não permite que esta ficha tão importante caia.

Photo by cottonbro on Pexels.com

E por acreditar nesta importância do espelho nas nossas vidas é que cada vez mais eu tenho certeza que se ao invés de Lumenas ficarem criticando a Lumena, Gado apontar o dedo para outros Gados, esperando que eles mudem, todos nós aproveitássemos o espelho que aparece na nossa frente e déssemos uma boa olhada em nós mesmos, nas questões que tanto criticamos e odiamos e encarássemos com coragem o nosso próprio rabo, sem dois pesos e duas medidas no veredicto, aí sim estaríamos caminhando para um futuro mais promissor. Porque é só transformando quem somos é que a gente consegue transformar o mundo. Não é na ilusão de transformação do outro. Mesmo porque o outro só muda quando ele quer e não quando a gente acha que deve. O nosso poder de mudança está em nós mesmos, assim como o dos outros está somente neles. E se “quisermos transformar” de fato alguma coisa ou mesmo alguém em algo ou alguém melhor, de forma consciente e duradoura, o único jeito é transformando a nós mesmos naquilo que a gente quer de fato manifestar neste mundo. Pela inspiração, pelo como vivemos, pelas nossas atitudes que deveriam espelhar exatamente o que pregamos e não o exato o oposto, ou seja o que tanto desgostamos e a mesmice coisa que criticamos nos outros, como costuma ser o caso e que ficaria deveras evidente se tirássemos os filtros (da paixão, da ideologia, das boas e justas causas, da gostância…) que usamos inconscientemente para atenuar ou mesmo destorcer a espelhada.

Porque fácil não é.

E vamos combinar? O que mais tem por aí é gente apaixonada cegamente por político achando que ele é o Salvador da Pátria encarnado sem entender que são idolatrias como esta que passam pano pra coisas importantes, relevam o irrelevável. E isso acontece nos dois extremos. E aí fica um achando que o Gado é somente o outro e nem notam seu próprio rabo lá abanando aos quatro ventos. E nessa ainda perde a chance de entender como tem gente que ainda consegue gostar, defender e se agarrar a tal político apesar dos pesares. Isso quando acha que tem algum pesar porque geralmente costuma ser somente intriga da oposição.

O mesmo vale para as Lumenas… Quantos militantes agem como a Lumena*: pregando sempre com dedo em riste sem se dar conta que as suas atitudes vão inteiramente contra os seus princípios, as suas ideologias? Faça o que digo, não faça o que eu faço. E aí eu te pergunto: você de fato acha que uma pessoa assim tem algum poder de mudar pra melhor, converter alguém pras suas boas causas? Acha?

Pois é.

Portanto, da próxima vez que tiver algo ou alguém que muito lhe incomoda, experimente dar uma boa olhada neste espelho e veja, sem filtros, sem medo, se você de alguma maneira não age exatamente como o reflexo. Se não está fazendo algo que remete exatamente, que se equivale ao que você tanto condena. Se encare por todos os ângulos, por trás sem esconder o seu rabo, pela frente de peito aberto, nas laterais sem receios, de cima a baixo, de dentro pra fora e de fora pra dentro, por inteiro. Se acolha. Mas sem passar pano e nem deixar pra lá. E no incômodo desta olhada, aproveite a oportunidade que só um bom espelho pode te dar. A de se transformar. Sobretudo em alguém melhor, naquele alguém que você tanto gostaria de ver refletido no outro, naquela transformação.

“Seja a mudança que você tanto quer ver no mundo.”

*Lumena é uma participante do #BBB21 que demonstrou ser exatamente o oposto do que milita por.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: