8 Exercícios Que Você Pode Fazer Para Definir (E Lapidar) O Seu Estilo

E são 8 exercícios bem simples que qualquer um pode fazer para mergulhar no seu estilo, exercícios que não requerem nenhum conhecimento específico, requerem apenas tempo pra fazê-los com dedicação e seriedade e vontade de se observar (se percebendo nos mínimos e máximos detalhes). Claro que também vai entrar nesta equação dar aquela analisada básica nas informações coletadas. Nos porquês, comos etc. Porque vai ser daí que o seu estilo vai desembaçar para você.

Lembrando que estes exercícios valem pra elas, eles e não binários.

Aos 8 exercícios que você pode fazer para descobrir e trabalhar o seu estilo, pois:

  1. Escolha de 3 a 7 palavras que na sua concepção definem o seu estilo no momento e/ou o jeito que você acha que as pessoas à sua volta definiriam o seu estilo. Logo em seguida, pense o que cada uma destas palavras significa para você em termos visuais.
  2. Escolha de 3 a 7 palavras que definam o estilo que você gostaria de ter ou o jeito que você gostaria que as pessoas à sua volta, conhecidos ou desconhecidos, perceberiam o seu estilo. Ao definir, pense no que cada uma delas significa em termos visuais para você.
  3. Agora faça uma comparação entre as duas escolhas de palavras acima. Elas deram match? Ou nem perto? Se deram, woo-hoo! já pode passar para o exercício abaixo. Se não deram, tente chegar num denominador comum entre as escolhas. Visualize como você poderia lapidar o estilo que você esboça hoje como o estilo que lá no fundinho você sente que é o seu. Como fazer esta ponte? O quê que está faltando?
  4. Pense nos seu gostos e desgostos. Ou seja, em termos de roupas e acessórios, no que você gosta e no que acha que tem tudo a ver com você? E no que você não gosta de jeito maneira ou acha que não combina nada com você? Anote tudo que lhe vier à cabeça. E claro, pense nos porquês de gostar e não gostar. Pense também em termos de tecidos, cores, estampas, detalhes… modelos, confortos, desconfortos… enfim, inclua tudo neste quesito.
  5. Agora pense em como seria o seu guarda-roupas ideal. Quais peças teria? Quais evitaria a todo custo? Quais peças você usaria sempre e feliz da vida? Quais você tem dificuldade de? E claro, os porquês. Deixa fluir.
  6. Já pensou em quem são os seus Ícones de Estilo? Então pense agora neles. E aqui vale pessoas famosas ou pessoas anônimas que apenas fazem parte da sua vida como mãe, pai, amiga/o… Pense no por quê estas pessoas são ícones de estilo pra você. O que você admira nelas exatamente? Seja bem específico/a. Porque é deste porquê que virá a sua inspiração pros seus looks, pro seu guarda-roupas e não de um copiar e colar um look tal.
  7. Agora chegou a hora de montar o seu StyleBook, que pode ser virtual (o Pinterest é perfeito pra isso) ou feito num caderno bem bonito sem pauta. Fica a seu critério e gosto. E nele você deve incluir todos os itens acima para ter uma ideia bem visual do que tudo isso significa para você e colocar outras coisas também como tudo o que você gosta, curte, quer pra você. Pode ser coisas que você gosta de fazer, artes que te inspiram, viagens que já fez ou pretende fazer, sonhos, literatura, citações, decoração, natureza, concreto… enfim, pense no seu Caderno de Estilo como um acervo visual que te representa, que te apresenta a um desconhecido/a sem precisar de palavras.
  8. Depois de tudo feito, com o StyleBook montado (lembrando que este projeto é algo que vai estar sempre em andamento e que você pode e deve adicionar coisas novas a ele), comece a perceber as suas predileções, os seus padrões, do que você gosta, se identifica, modelos de roupas e acessórios, como se montam os looks que você curte, cores, estampas, texturas, detalhes, aura do look, os pontos de inspiração nos seus ícones… tudo isso será uma pista, um passo no caminho para redescobrir e lapidar o seu estilo. E ir colocando os pedaços deste quebra-cabeças juntos é que delinear o seu estilo.

No mais, divirta-se explorando quem você é. Porque estilo é isso: é a representação visual de quem somos. 😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: